30.7.04


Fahrenheit 9/11 - Michael Moore
N�o fomos pelo carimbo Anti-Bush, mas por uma Palma de Ouro a um document�rio.
H� ali todo um exaustivo trabalho de recolha de documentos f�lmicos, que de-certo implicou horas e horas de visionamento para aproveitamentos residuais e mesmo talvez de sobras do que n�o � normalmente aproveitado, como os �-partes e os pequemos tics que tanto enriquecem o conhecimento do espectador sobre o personagem focado. A edi��o e colagem criteriosa dessas parcelas, resultou numa obra justamente laureada.
Assistimos � mais bela sequ�ncia de imagens sobre o fat�dico 11/9, que alguma vez nos foi dado ver.
Simultaneamente com uma sequ�ncia de enorme dramatismo espelhada num s� rosto, o de Bush, lendo um conto infantil numa escola, momentos ap�s ser informado do ataque.
Raros momentos de emo��o, como o da m�e que perdeu o filho no Iraq e quer pedir explica��es a quem de direito, quedando-se em frente de ningu�m.
Os momentos caricatos de Michael tentando convencer, em abordagem individual, os congressistas a enviarem os seu filhos para o Iraq. Um at� fugiu.
As rid�culas atitudes de Bush, dissecadas por Michael Moore, despoletam uma risota pegada, mas o filme acaba por ser uma homenagem a um pa�s onde � poss�vel fazer uma obra destas.

.

Sem comentários: