16.8.05

Lambert for you

Empad�o de Leit�o
Mais um prato que pode ser feito antes de ir para a praia, de modo r�pido, muito saboroso e de belo efeito.
Pelas charcutarias dos supermercados, � vulgar verem-se peda�os de leit�o, que n�o t�m nada a ver com o Leit�o da Bairrada, mas que podem dar um bom empad�o. Coisa que pode comprar de v�spera, tal como um pacote de flocos de batata, para fazer pur� sem estar � espera que as batatas cozam.
O segredo de um bom empad�o est� no recheio. Comece por aproveitar do leit�o apenas a febra. Corte em pedacinhos pequenos e deite sobre um refogado de azeite, cebola e alho. Mexa bem e misture tomate pelado e sem grainhas, uns pedacinhos de pimento e azeitonas sem caro�o. Refresque com um pouco de vinho branco, polvilhe com pimenta e noz moscada, ajuste o sal e deixe apurar at� ficar com alguma consist�ncia.
Entretanto prepare o pur�, separe em duas metades e forre com uma o fundo de um pirex. Por cima coloque o recheio e tape com o restante pur�. Cubra com ovo batido e leve ao forno, apenas o tempo suficiente para o ovo coalhar.
Vai � mesa enfeitado com azeitonas e acompanhado por uma boa salada.
Um vinho que tem sido algo desconsiderado � o ros�, mas com este tempo quente, um Mateus fresquinho, � um sabor de frescas f�rias.


Foto ZGarcia
.

Sem comentários: