16.11.07

Os analistas da TV

O trabalho do árbitro é classificado pelos observadores que assistem ao jogo.
Depois, se houver reclamações dos clubes, há uma Comissão de Análise que vai ver a gravação televisiva, reavaliando a classificação do árbitro. É aqui que bate a marosca. E porquê ?
1. A imagem captada por uma teleobjectiva, dá uma ideia falsa da distância entre dois pontos colocados no seu eixo. Resulta numa visão em que os objectos parecem mais próximos uns dos outros, do que na realidade estão. Há simulações de faltas, em que na imagem é visível contacto físico, quando na realidade podem nem se ter tocado.
2. A captação de imagens, porque não é feita sob o controle da Liga, pode eventualmente ser sujeita a correcções na régie. Para além da omissão de imagens de uma câmara melhor colocada, é possível cortar um ou mais quadros na sequência de imagens, de modo a "apagar" a falta, ou inversamente evidenciá-la, com recurso aos mais variados efeitos actualmente disponíveis.
As imagens que chegam à Comissão de Análise, podem ser falsas como Judas, cozinhando-se assim a classificação dos árbitros.
Anda no ar um cheiro a esturro.

Sem comentários: