7.2.08

A Defesa Portuga

No rescaldo do jogo de ontem em Zurique, leio a imprensa e acho estranho, por exemplo, o "Público", dizendo que a defesa foi o sector que traiu a equipa, nomeando os defesas, mas sem referência a Ricardo, o guarda-redes. Pelos outros jornais, a tónica da responsabilidade cai invariavelmente na dupla de centrais Carvalho-Alves.
O que é mais estranho, é que qualquer daqueles centrais, nos seus clubes, o Chelsea e o Porto, são de uma eficácia que coloca as defesas das suas equipas, como das menos batidas dos respectivos campeonatos. No Porto é um facto; no Chelsea, só o MU tem menos golos sofridos.
Qualquer destes dois defesas, está habituado a ter nas costas, um Cech ou um Helton, que sabem responsabilizar-se pelo que se passa na pequena área, que não por acaso se chama a área do guarda-redes. Será que o guarda-redes Ricardo domina essa área ? O primeiro golo demonstrou que não. E quando não se confia no guarda-redes, o central perde a noção do seu espaço.
Mas há outro factor. A dupla Carvalho-Alves é grande amiga de Baía. Conhecedores do modo como Baía foi afastado da selecção, o mínimo que esses centrais esperarão, é terem um colega na baliza ao nível do que foi afastado.
Há feridas que a gestão do caturra Scolari jamais fechará.
Temos dos melhores jogadores do mundo, na selecção mal empregados, e o treinador "melhor do mundo", desempregado.

Sem comentários: