6.4.09

Lambert for You

Açorda de Marisco à Maneira
Com a aproximação ao tempo quente, uma abordagem ao marisco vem a calhar.
Da nossa ronda pelas peixarias, "pescámos" uns berbigões frescos e uns camarões já cozidos, grandinhos e com bom aspecto. Um raminho de coentros e uns vermelhucos pimentos picantes foram os vegetais escolhidos. A ideia era uma açorda, o que nos levou a passar pela padaria e escolher um "pão da avó", que para si pode ser outro, o pão de que mais goste.
O berbigão requer um estágio de algumas horas em água e sal, para libertar areia ou sujidades. Escorra-o depois e leve-o a lume vivo numa caçarola, até abrir, o que é rápido. Guarde a água libertada. Deite fora os que não abrirem e separe das cascas os restantes. Entretanto descasque os camarões, corte-os ao meio e junto ao berbigão.
Para um tacho com azeite, corte bastante alho, o pimento picante aos pedacinhos e um molho de coentros. Quando o alho aloirar, junte a água formada na caçarola onde abriu os berbigões. Mexa e adicione pão em pedaços pequenos. Se o líquido dos berbigões não for suficiente para absorver o pão, junte água quente. Vá mexendo e prove, corrigindo o sal. Misture então o marisco, mexendo sempre. No momento de servir, adicione um ovo por pessoa e mexa rapidamente, servindo logo de seguida. Enfeite com um camarão inteiro e uma folha de coentros.
Uma salada vai sempre bem com uma açorda.
Refrescamo-nos com um bom verde, o tal da Lixa.
Bom proveito.
Foto ZGarcia

Sem comentários: