13.4.09

Lambert for You

Cachucho com Couve Bruxelas
Se respeitamos a tradição da lusa-gastronomia, abertos estamos também à inovação, às quebras de rotinas em novas experiências. No que diz respeito aos acompanhamentos, é difícil fugir às batatas e ao arroz, porque naturalmente é a flora que temos em mais abundância e a preços mais convidativos. Acontece que os preços dos produtos agrícolas importados são frequentemente mais baixos. Sobre a qualidade, é outra questão.
Arriscamos hoje um prato de peixe com couve Bruxelas. Não são mais caras que as outras, mas por serem mais pequenas têm um visual interessante e um sabor mais concentrado. Quem não gosta de couves, abstenha-se.
Para uma caçarola com o fundo coberto de azeite, cortar cebolas às rodelas, alho, pimento verde e vermelho às tiras, tomate sem pele nem grainhas, salsa, gengibre fresco cortado em fatias finas, sal e pimenta. Deixe em lume brando e quando começar a secar adicione um gole de vinho branco e água quente, de modo a mergulhar o cachucho, logo a seguir, e este ficar ligeiramente coberto. O peixe coze em pouco mais de dez minutos.
Entretanto, cozer à parte as couves Bruxelas em água e sal.
Colocar o peixinho no meio do prato com as couves à volta. Cobrir com o molho do peixe.
Um branco do Esporão ligeiramente fresco casou muito bem com as de Bruxelas.
Bom proveito.
Foto ZGarcia

Sem comentários: