21.9.09

Lambert for You

Tamboril à Bordalesa
À bordalesa faz-se muito prato, o mais gostoso dos quais, quanto a nós, é o da lampreia. A característica principal é um molho espesso com vinho tinto.
Mas vamos ao tamboril, que se quer do lombo, cortado em cubos.
Começa-se por refogar alho e cebola em azeite (o original francês é com manteiga). Quando a cebola amolecer adicione um pouco de vinho tinto. A quantidade de vinho que utilizar vai decidir em muito o sabor do prato. Como gostamos muito de tamboril, optamos por uma muito pequena quantidade de vinho, afim de não dominar os restantes ingredientes. A coloração do molho também ficará mais suave. Deixe levantar fervura e adicione depois algum caldo de peixe. Meio cubo diluído em água quente.
Deixar ferver por uns dez minutos, temperando com pimenta, noz moscada e um pouco de sal, tendo em atenção que o caldo de cubos já tem sal.
Coloque então os pedaços de tamboril neste molho, tape e deixe cozer em lume brando, durante mais dez minutos. Retire os pedaços de tamboril com cuidado para um prato aquecido e adicione um pouco de fécula (Maizena) ao molho. Comece com uma colher de chá no molho que vai mexendo e adicionando mais fécula até atingir a espessura desejada. Com este molho cobre-se o tamboril.
Acompanhe com arroz branco (há agora umas embalagens que demoram um minuto no micro-ondas). Enfeite com um raminho de salsa.
Escolhemos um branquinho da Bairrada para acompanhar, que se saiu bem.
Bom proveito.
Foto ZGarcia

Sem comentários: