15.10.10

Terminou no canal Sony da TVCabo a segunda temporada do "TOP CHEF", uma super produção americana de um concurso gastronómico.
A final, que passou em Portugal nesta quarta-feira, teve como finalistas Marcel Vigneron (imagem) e Ilan Hall.
Escandalosamente assistiu-se a uma sabotagem da prova de Marcel, que acabaria por perder em favor de Ilan, que ganhou os 100.000 dólares do prémio.
Marcel, quanto a nós, está a anos luz dos restantes concorrentes, que desde o início lhe moveram uma luta cerrada para o eliminar, chegando a agredi-lo.
Na prova final, "esqueceram-se" de lhe transportar o peixe que comprara no mercado, para a confecção do prato de peixe e inviabilizaram-lhe ainda um prato de confecção molecular.
Nos EUA este acontecimento teve lugar em princípios de 2007, sendo comentado na imprensa da especialidade.
O lobby dos restaurantes novaiorquinos acabou por vencer, já que o vencedor e um dos principais juízes, Tom Colicchio, têm restaurantes em New York, enquanto Marcel anda pela California.
É claro que a produção e o júri do programa poderão sempre dizer que os telespectadores não provaram os pratos. Nem sequer os cheiraram.
Quanto ao que nos foi dado observar, ao longo dos 12 episódios, Ilan Hall, o vencedor, será sem dúvida um excelente cozinheiro, um bom intérprete da cozinha espanhola. Já Marcel, é um criativo em que cada prato é para ele uma forma de expressão artística, onde os sabores funcionarão como notas musicais de uma sinfonia, ou as cores de um quadro.
Provavelmente o programa avalia intérpretes e não compositores.
.
Ontem perante as câmaras, na gravação do 1º episódio da 3ª temporada, Sam Talbot, concorrente na 2ª temporada e um dos "sabotadores" de Marcel, teve a lata de dizer:
"Não leiam os blogs. Vão ler coisas que não sabiam e se calhar não queriam saber." Contra isto os blogs só terão de replicar:
Não vão ao restaurante do Sam, The Surf Lodge in New York.

Sem comentários: