9.5.11

Lambert for You

Risotto de Camarão
Aproximação aos bons e simples pratos italianos, sem pizzas nem pastas.
O melhor risotto faz-se com arroz carnaroli, cultivado nas margens do rio Pó. Tem uns grãos pequenos e largos em formato de pérola, que libertam um amido indispensável para se obter um arroz cremoso e aveludado, típico do risotto italiano. É fácil encontrá-lo por cá. Passe a publicidade, comprei um pacote de 500g no Pingo Doce.
Em Portugal, o arroz começa quase sempre a cozinhar-se num tacho. O risotto faz-se numa frigideira larga, onde se derrete manteiga com um pouco de azeite. Picar cebola e alho por cima. Quando alourar, juntar o arroz. Mexa bem em lume brando e quando o arroz começar a perder a brancura original, passando a translúcido, vazar por cima um gole de vinho branco. Continuar a mexer para o arroz absorver o sabor do néctar vínico.
Entretanto numa panela com água a ferver, diluir um caldo de peixe. Se preferir, troque o caldo de peixe por de legumes. Com uma concha de sopa, vazar uma porção sobre o arroz, de modo a este ir cozendo. Repita a operação quando começar a secar, provando o arroz, para saber quando está cozido. Adicione também com o caldo, um pouco de assafrão, que lhe vai dar cor e um sabor requintado. Sal, em princípio não será necessário, devido ao caldo estar temperado, mas corrija. É altura de juntar o camarão descascado. Eu comprei-o já cozido, mas se o utilizar cru, convém salteá-lo antes em manteiga, temperando com sal.
Continue a mexer o risotto, adicionando caldo se necessário, até ficar cozido. Na parte final, misturar um cubo de manteiga e queijo parmesão ralado. Um pedaço de parmigiano ralado no momento, como fizemos, dá-lhe mais vida.
Leve à mesa enfeitando com um camarão inteiro e salsa picada à volta.
Uma salada acompanha com gosto.
Um Alvarinho, babava um italiano.
Bom proveito.
Foto ZGarcia

Sem comentários: