23.5.11

Lambert for You

Vieiras & Companhia
Dos concursos de culinária que nos chegam via tv dos states, tipo "Top Chef" ou "Hell's Kitchen", as vieiras estão muito presentes. Por cá não é habitual, ainda que aqui perto, na Galiza, sejam muito apreciadas e bem servidas.
Encontram-se congeladas nos nossos hipermercados, ainda que sem o tamanho daquelas que vimos nas séries televisivas americanas.
É fácil e rápido cozinhá-las, depois de descongeladas e temperadas com sal e pimenta. Basta salteá-las de um lado e do outro durante 3 minutinhos. É um controle do tempo e da temperatura que requer algum treino, pois o ponto atinge-se entre estarem cruas ou ficarem como borracha.
O sabor e a textura são deliciosos.
Merecem um acompanhamento condigno. Nas verduras, decidimo-nos por uns espargos singelamente salteados em manteiga. Depois preparámos uns camarões cortados em pequenos pedaços, excepto uns três que ficaram inteiros para enfeitar.
Os camarões, juntamente com alho picadinho, foram saltear a uma frigideira com manteiga, temperando com sal, paprika, sumo de limão e na parte final um pouco de natas. Reduz-se e coloca-se ao lado das vieiras que cavalgam os espargos, com os camarões inteiros do outro lado.
Para estes manjares marisqueiros, é sempre bom ter um Alvarinho por perto.
Bom proveito.
Foto ZGarcia

Sem comentários: