26.8.11

BARÇA 2-0 PORTO
A SuperTaça Europeia, na montra de Mónaco.
Coirato comenta em directo a partir das 19:45

15 comentários:

Coirato disse...

A melhor equipa de Portugal vai defrontar a melhor equipa da mundo. Missão quase impossível para a equipa portuguesa, mas que não deixa de ser uma honra defrontar o Barcelona numa final europeia.
O Barça está com todas as estrelas da época passada, acrescidas de um Fabregas e ainda o chileno Sanchez, enquanto o Porto perdeu Falcão, o seu goleador, tendo ainda Álvaro Pereira e Fernando de saída, difícil será colmatar a perda do colombiano com o brasileiro Kléber, que ainda não absorveu as rotinas da equipa. Depois ainda houve a mudança de treinador, enquanto no Barça reina a continuidade com Guardiola. "Em equipa que ganha não se mexe" e assim fizeram os catalães. Até quando? Parece ser tarefa para Mourinho e o Real.
O árbitro é o sr. Kuipers da Holanda. Sabido que é a ligação do Barça aos holandeses (Rijkaard,Cruyff,van Gaal ), não nos parece adequada tal nomeação.
Começou o jogo.

Coirato disse...

O Barça já começou com o seu tiki-taka, tentando hipnotizar a equipa lusa.
Aos 4' Guarín remata e Keita intercepta com um braço no limite da sua área. Hulk marca o livre mas o remate sai por cima da baliza.
Aos 7' João Moutinho obriga Valdés a defender para canto.
Está bem de ver que o Porto não vem prestar vassalagem aos melhores do mundo.

Coirato disse...

Aos 11' Hulk ia fazendo golo. Construiu uma boa jogada pela direita, nas já de ângulo apertado tentou o golo em vez de assistir Kléber e o seu remate não acertou na baliza.
O Barça parece estar a jogar com alguma displicência, julgando talvez que são favas contadas.

Coirato disse...

Quem viu jogar o Barça contra o Real na supertaça espanhola, até parece não estarmos perante a mesma equipa.
A verdade é que o potencial está lá.
Basta saltar uma faisca e Messi resolve o assunto.
Curioso o confronto de Otamendi com Messi, dois argentinos. O jogador do Porto, muito pragmático e eficaz, parece conhecer-lhe as fintas de ginjeira. O problema é que não é só Messi.

Coirato disse...

Cristian Rodriguez, a grande surpresa na equipa do Porto, ocupando o lugar de Varela, inaugura os amarelos aos 30', ao puxar a camisola de Macherano.
Isto enquanto Messi ia à linha lateral trocar de botas. Deve estar com calos.
O ataque do Barça está a cair sistematicamente em fora-de-jogo. Seis vezes em 35'. É um risco enorme. Basta o fiscal-de-linha enganar-se.

Coirato disse...

Golo do Barça aos 39'.
Messi pois claro. Um atraso infeliz de Guarín foi parar aos pés de Messi, que estava em fora-de-jogo mas o passe foi de um adversário. Helton bem tentou fazer-lhe frente mas não conseguiu.

Coirato disse...

As coisas ficaram agora incomparavelmente mais difíceis para os portistas.
Mestres na posse de bola, os jogadores da equipa catalã já podem fazer mais à vontade o tiki-taka, sem se preocuparem em progredir no terreno, pois estão em vantagem. Ao suscitarem o avanço do adversário, vão ter mais espaços para se infiltrarem na defesa portista.

Intervalo.

Coirato disse...

Fica a sensação de que com Falcão o Porto já teria marcado. Kléber anda pouco mais do que a apanhar bonés, muito desconcentrado. A situação mais gritante foi mesmo aos 45', em que se podia isolar, ou passar a bola a Hulk, mas hesitou e acabou desarmado por Macherano.
De qualquer modo, é interessante notar que o Barça não conseguiu marcar com uma jogada sua, mas com uma oferta portista.
De resto o jogo tem-se pautado por grande fair-play, contrastando com os embates Barça-Real.

Coirato disse...

Mesmo que venha a perder, com parece inevitável, a equipa portista está a demonstrar que pode ir longe na Champions, faltando apenas uma melhor integração de Kléber ou quem o substitua, após aquisição de novo ponta de lança.
Aos 51' Iniesta leva amarelo por chutar a bola para longe depois do jogo interrompido. Este pessoal começa a estar farto de ganhar tudo.

Coirato disse...

Curioso também é verificarmos aqui as críticas de Mourinho à equipa do Barça, que usa e abusa de simulações de faltas, tentando influenciar o árbitro. Não cai bem a uma equipa deste nível. O Porto nesse aspecto mostra-se superior.
Substituições aos 61' e 63' no Barça. Guardiola tira Villa e Adriano para entrarem Sanchez e Busquets. Sanchez é uma nova aquisição da equipa catalã, comprado à Udinese de Itália, mas é peruano.

Coirato disse...

Entra Varela aos 68' e sai Cebola.
O Porto ainda tem chances de chegar ao empate, pois o Barça entrou numa de gestão do 1-0.
É claro que se o Porto empatar, o mais certo é eles ligarem o turbo e fazerem 2-1 nos minutos seguintes. É uma equipa com um potencial fantástico, que gere os esforços de acordo com as necessidades.
O Porto está a dar o máximo.

Coirato disse...

Aos 73' houve um desentendimento na defesa catalã, que ia dando em golo idêntico ao que obteve. Mas Abidal fez muito bem a dobra e evitou que Hulk rematasse, com Valdés fora da baliza.
Duas substituições no Porto aos 77'.
Sairam Kléber e Souza, entrando Belluschi e Fernando. É a última cartada de Vítor Pereira.
Aos 80' entra Fabregas, ex-Arsenal, saindo Pedro.
Guardiola dá-se ao luxo de ir experimentando as novas aquisições.

Coirato disse...

Rolando apanha o segundo amarelo aos 85', ao travar em falta Messi, num contra-ataque perigoso.
É o fim.
Esgotadas as substituições, vai aparecer um central improvisado.
Golo do Barça ao 88', por Fabregas, a assistência de Messi.
Agora é fácil.

Coirato disse...

Aos 90' é Guarín expulso, por um carrinho a Macherano, que faz o teatro da ordem. Não havia necessidade. Estão a dar razão a Mourinho.

Coirato disse...

Últimos minutos com os catalães a darem baile, com todas as facilidades de dois jogadores a mais.

O jogo acaba com o vencedor que fora anunciado.
O Porto, quanto a nós, venceu em dignidade. Ofereceu um golo ao adversário e só sofreu o segundo por um certo excesso de rigor do tal árbitro holandês, que acabou por antecipar a decisão final.