19.6.15

Os filmes de que gosto
"Millenium" é uma obra literária de Stieg Larsson, best seller na Suécia, que retrata alguns podres da sociedade naquele país, designadamente violência sexual, que são silenciados e permanecem impunes.
Millenium é nome de uma revista sueca que procura deslindar esses casos, com todos os riscos inerentes, já que se trata de segredos bem guardados por pessoas "intocáveis". Para além do repórter encarregado do caso, o principal protagonista acaba por ser uma hacker independente, que se alia à investigação por motivos pessoais, já que também fora vítima desses abusos.
O realizador dinamarquês Niels Arden Oplev trouxe para o cinema essa obra literária com três filmes: "Os homens que odeiam as mulheres", "A rapariga que sonhava com uma lata de gasolina e um fósforo" e "A rainha no palácio das correntes de ar". É uma trilogia que se vê de rajada, pois a realização muito cuidada tem uma dinâmica sem espaços mortos, a que o espectador fica preso. Para além do rigor e da eficácia da realização, assinala-se uma excelente interpretação de Noomi Rapace no papel da hacker Lisbeth.

Sem comentários: